Relação entre Água e Mortalidade Neonatal

Esse gráfico tem como objetivo mostrar a relação do aumento e o declínio da mortalidade neonatal através do suprimento de água nos anos 2000 e 2010. O eixo horizontal representa o ano e o eixo vertical a porcentagem de abastecimento de água. O tamanho do círculo é determinado pela magnitude da taxa de mortalidade. Quanto maior o círculo, maior a taxa. Dentro do círculo é possível verificar a taxa de mortalidade neonatal e a porcentagem de abastecimento de água na UF selecionada pelo cursor. As cores do círculo mostram as UFs e regiões brasileiras que as mesmas pertencem. A inexistência de saneamento básico afeta drasticamente a vida da população, sobretudo a saúde. Com o saneamento apropriado se combate uma série de doenças que podem causar nas crianças diversas doenças que podem levar à morte.

Saiba mais sobre a visualização

COMO LER O GRAFICO

➢ O eixo y representa a Porcentagem de Abastecimento d'água, enquanto que o eixo x se divide em 2 gráficos para os anos de 2000 e 2010, respectivamente.

➢ Cada círculo representa um estado do Brasil, ou o próprio país, representado pelo círculo verde escuro e que contém a média, para todos os estados.

➢ As cores agrupam os Estados em relação à região geográfica (Norte, Nordeste, centro-Oeste, Sudeste e Sul) no Brasil.

➢ Ao passar o mouse sobre os dados é possível verificar a qual Estado do Brasil se refere o dado, bem como verificar a Taxa de Mortalidade Neonatal e porcentagem de domicílios com abastecimento de água específica daquele estado.

INDICADORES UTILIZADOS

➢ Taxa de Mortalidade Neonatal: Óbitos de 0 a 28 dias completos de vida, por 1.000 nascidos vivos.

➢ Abastecimento d'água: Percentual da população que vive em domicílios particulares permanentes com água canalizada, em determinado espaço geográfico, no ano considerado. A água pode ser proveniente de rede geral, de poço, de nascente ou de reservatório abastecido por água da chuva ou carro-pipa. Interpretação: Baixas coberturas estão associadas a condições favoráveis à proliferação de doenças transmissíveis decorrentes de contaminação ambiental. Fornece elementos para a análise de riscos para a saúde associados a fatores ambientais.

DETALHES ADICIONAIS

➢ Em média, os Estados do Norte e Nordeste são os que possuem menor proporção de domicílios com Abastecimento de Água, e isso se repetiu em 2010 (10 anos depois). Apesar disso, a proporção de domicílios com abastecimento de água aumentaram nesses estados, além da média geral do Brasil e as taxas de mortalidade neonatal, em média, diminuíram.

➢ Os Estados da Região Sul são os que possuem menor Taxa de Mortalidade Neonatal.

➢ A média de domicílios com abastecimento de água, no Brasil, aumentou em 10 anos, de 91% para 97%. E a Taxa de Mortalidade Neonatal caiu de 14,33 para 10,09 óbitos por 1.000 nascidos vivos.

FONTE DOS DADOS

Taxa de Mortalidade Neonatal: Fonte Datasus, 2000, 2010.

Abastecimento d'água: Fonte: IBGE, Censo Demográfico , 2000, 2010.