Taxa de Mortalidade Neonatal e Número de Consultas de Pré-Natal

Esse gráfico tem como objetivo mostrar a relação entre Número de Consultas Pré-Natal e Mortalidade Neonatal com Raça/Cor da Pele e Estado Civil da mãe.

Saiba mais sobre a visualização

COMO LER O GRAFICO

➢ O gráfico de barras à esquerda apresenta a relação entre Número de Consultas Pré-Natal , realizadas pela mãe e a Taxa de Mortalidade Neonatal registrada para o ano escolhido e para a Região de Saúde escolhida, considerando os óbitos com aquela característica de número de consultas, em relação ao total de mortes para o ano.

➢ As Regiões de Saúde, neste gráfico, são representadas por estados do Brasil.

➢ O Número de Consulta Pré-Natal é dividido em categorias: 'Nenhuma', '1 até 3', '4 até 6', 'Mais de 7' e 'Não Informada'.

➢ Ao clicar no gráfico de barras, a Mortalidade clicada é detalhada e dividida de acordo com a Cor/Raça combinada com o Estado Civil da Mãe.

➢ As combinações que representam menos de 2%, são agrupadas e podem ser visualizadas colocando o mouse sobre a fatia que representa a união de todas abaixo de 2%.

➢ O slider anual refere-se ao intervalo entre os anos de 2006 à 2016.

INDICADORES UTILIZADOS

Taxa de Mortalidade Neonatal: óbitos de 0 a 28 dias completos de vida, por 1.000 nascidos vivos. Fonte: Datasus.

Número de Consultas Pré-Natal: Distribuição do número de mulheres com filhos nascidos vivos segundo o número de consultas de pré-natal. Interpretação: é influenciado por fatores socioeconômicos, pela infra-estrutura de prestação de serviços e por políticas públicas assistenciais e preventivas. O Programa de Humanização do Pré-Natal e Nascimento (PHPN) estabelecido pelo Ministério da Saúde recomenda a realização de no mínimo seis consultas de pré-natal para uma gestação a termo, com início do acompanhamento ainda no primeiro trimestre da gestação.

Raça/Cor da Pele da Mãe: cor auto-declarada. Categorias: Branca; Preta; Amarela; Parda; Indígena.

Estado Civil da Mãe: situação conjugal, dividido em solteiras, casadas, união estável, viúvas e divorciada.

FONTE DOS DADOS

Número de Consultas Pré-Natal: Fonte Datasus, 2006, 2016.

Raça/Cor da Pele da Mãe: Fonte Datasus, 2006, 2016.

Estado Civil da Mãe: Fonte Datasus, 2006, 2016.

Taxa de Mortalidade Neonatal: Fonte Datasus, 2006, 2016.